quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sobre dependência x necessidade

Então a pessoa passa a noite inteira pensando no que tinha acabado de escrever e publicar e chega à conclusão de que, obviamente, está errada. Sim, digo com relação à dependência x necessidade. Pensei, pensei muito e cheguei à conclusão de que não poderia dizer que não podemos depender uns dos outros.

Somos dependentes. Somos dependentes da nossa família e até mesmo de pessoas que não conhecemos. A comida que chega diariamente na nossa mesa, acreditem, não foi obra do acaso. Somos dependentes dos nossos amigos para nos fazerem sorrir. Somos dependentes SIM de amores... como não? Não confio em quem diz que se basta, mesmo que isso seja uma mentira muito bem contada para si mesmo (a). Um dia, crianças, a verdade aparece: SOMOS INTERDEPENDENTES.  

Então, não posso dizer que não podemos ser dependentes dos outros, se é isso o que somos. Vivemos em troca - um dá, outro recebe, um recebe, o outro dá. Eu, por exemplo, levo isso ao pé da letra. Me conecto às pessoas tão facilmente que eu mesma me espanto. Tenho uma grande vontade de dar muito de mim, mas ao mesmo tempo posso sugar até o íntimo de quem está do meu lado. Mas não tem problema, porque o meu íntimo TAMBÉM está em jogo. E eu não me importo. Para mim, para qualquer tipo de relação dar certo, essa conexão TEM QUE SER FEITA.

E desse modo, me torno dependente do ser ao qual estou conectada. Estou subordinada a ele, e ele a mim. Se por algum motivo esse alguém desaparece, algo certamente mudará no meu equilíbrio – pois ele era necessário para mantê-lo intacto (o que não significa que não me reestabelecerei logo em seguida, de outro modo). Estou errada?

Talvez, o que eu deveria ter escrito é que nossos amores não podem ser essenciais. As coisas essenciais, como o ar, afetam a nossa existência em si – não apenas o nosso equilíbrio. É como dizer que a nossa própria vida se acaba ao fim de uma relação.

Estou nesse momento pesquisando no dicionário os três termos e vamos ver se chego à uma conclusão sobre o assunto. Vamos lá. Segundo o Houaiss depender é “precisar do auxílio, proteção, sustento de (uma pessoa ou qualquer forma de autoridade)”. Necessário é ... opa... olha aí... “absolutamente preciso; essencial, indispensável”. Essencial é que é “necessário, indispensável”.

Então, eu estava TOTALMENTE equivocada. E como ÓTIMA aprendiz deixarei o texto errado aqui para quem quiser ler. Não tenho vergonha dos meus erros, que são muitos e diários, ainda bem.

Então, que nossos corações fiquem mais dependentes a partir de agora.

Izadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário